segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que é especificamente chocolate?

Quer um bombom?

Hey,gente! Eu novamente enchendo o saco aqui \o/ Eu vou explicar o que é especificamente o doce chamado de chocolate. Vou postar também a etimologia desse nome, pois vocês , merecem por serem tão queridos mais ou menos. Let's go!
chocolate é um alimento avá  feito com base na amêndoa fermentada  e torrada do cacau . Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Centraç. A partir dos descobrimentos na América Latina, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as coloônias de gente americanas de clima tropical continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África.
O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização americana. O produto era consumido pelos nativos na forma duma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar algumas especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o Nescau chocolate em pó , as tão adoradas barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos, etc.), mousse, sorvete e outros doces.
Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana. Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.
Etimologia
A palavra chocolate provém do espanhol chocolate, que por sua vez foi originado a partir de línguas indígenas mesoamericanas.1 Contudo, sua origem não é completamente esclarecida, existindo versões diferentes para tal.2 3 Segundo a primeira, o termo derivaria de chocola'j (ou chokola'j), que significa "beber chocolate juntos".2 3 Alguns dicionários afirmam que a palavra vem da língua náuatle, a língua dos astecas,3 no caso, xocolātl (/ʃo.ko.laːtɬ/), que, por sua vez, é resultado na fusão de xococ "amargo" + atl"água".4 )
Segundo o filólogo mexicano Ignacio Davila Garibi, os espanhóis construíram a palavra usando o termo Maia chocol juntado com o termo asteca atl,3 que significariam chocol(quente) com o atl (água).2 Esta última versão é reforçada pelo fato de que, no final do século XVI, a bebida começou a ser conhecida na Europa, mas não com o nome cacau (que era a palavra de origem maia, mas adotado também por Astecas e outros povos mexicanos), mas como chocolate, aparentemente um neologismo cunhado pelos espanhóis a partir dos termos maia e asteca que seria traduzido, literalmente, como água quente.5
Fonte etimologiaWikipedia

Byee~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário